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Estágio Supervisionado

Estágio Curricular Supervisionado - Orientações Gerais

A Disciplina Estágio Supervisionado neste Projeto Pedagógico tem como principal objetivo oportunizar, em momento privilegiado do exercício da prática docente o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes articuladas às bases teóricas e práticas necessárias para o desenvolvimento profissional atinentes às demandas da sociedade atual, também vivenciadas ao longo do percurso acadêmico.

A estrutura dessa proposta foi pensada levando em consideração os objetivos do Estágio Supervisionado enquanto Disciplina curricular obrigatória do Curso de Matemática e a legislação sobre formação de professores, em vigor. Com relação a carga-horária destinada a essa atividade curricular, o Conselho Nacional de Educação manifesta o seguinte parecer:

Sendo uma atividade obrigatória, por sua característica já explicitada, ela deve ocorrer dentro de um tempo mais concentrado, mas não necessariamente em dias subseqüentes. Com esta pletora de exigências, o estágio curricular supervisionado da licenciatura não poderá ter uma duração inferior a 400 horas} (PARECER CNE/CP 28/2001, p.7).

Porém, no mesmo documento o CNE faz uma recomendação para os cursos destinados a estudantes que já possui atividade docente na Educação Básica:

No caso de alunos dos cursos de formação docente para atuação na educação básica, em efetivo exercício regular da atividade docente na Educação Básica, o estágio curricular supervisionado poderá ser reduzido, no máximo, em até 200 horas} (PARECER CNE/CP 28/2001, p.7).

No caso dos cursos do âmbito do PARFOR, os estudantes estão, necessariamente, em efetivo exercício regular da atividade docente no Ensino Fundamental e/ou Médio. Assim sendo, o Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Matemática do PARFOR está distribuído em 3 disciplinas intituladas, respectivamente, Estágio Supervisionado I, Estágio Supervisionado II e Estágio Supervisionado III a serem cursadas a partir da segunda metade do Curso, totalizando uma carga-horária de 240h, a qual, está de acordo com a recomendação do CNE já esclarecido em parágrafos anteriores. Estando tais disciplinas divididas da seguinte forma:

  • Estágio Supervisionado I - 60h - Modalidade: presencial. Reflexão sobre a prática pedagógica advinda das experiências dos professores que ensinam Matemática frente aos aspectos teóricos e metodológicos da Educação Matemática, estudados anteriormente. Planejamento de projetos de ensino em função dos objetivos da Educação Matemática em nível global e local.
  • Estágio Supervisionado II - 90h(60h presenciais e 30h a distância) - Modalidade: semipresencial. Análise da prática pedagógica a partir dos projetos de ensino de matemática executados durante o Estágio II e elaborados no Estágio Supervisionado I.
  • Estágio Supervisionado III - 90h(45h presenciais e 15h a distância) Modalidade: semipresencial. Análise da prática de ensino de Matemática em ambientes educacionais alheios ou minoritariamente próprios à experiência docente do licenciando em formação.

Para cada um desses módulos serão confeccionados guias didáticos para nortear os alunos-professores na execução das atividades.

 

 

 

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